Make your own free website on Tripod.com

 

Aos que me escrevem

 

 

 

 

 

 

Tenho recebido recentemente bastantes e-mail de pessoas gentis e curiosas com perguntas pertinentes, algumas outras menos, que procuram Rumos e Caminho para poderem dar Vida ao seu percurso aqui na Terra. Algumas das perguntas centram-se no facto da questão da compatibilidade da prática da Wicca e da Velha Religião com outras crenças não menos válidas... e estou a falar de uma Religião em particular o Cristianismo. De facto, compreende-se esta dificuldade e de certo modo ingénua perante este assunto para o qual , penso ter respondido com clareza esclarecedora.
Deve-se em primeiro lugar perceber que a Wicca surgiu em 1950 como Tradição dentro do Paganismo, com Gerald Gardner e que a Velha Religião é uma crença Pagã que tem por base o Culto aos Antigos Deuses. Isto implica que os Deuses Antigos cultuados, não são os mesmos da Religião Cristã, que assume um Deus Único. De facto no Paganismo o Culto aos Antigos Deuses não poderá nunca ser compatível com uma crença cristã neste ponto, pela simples razão de que os parâmetros panteónicos não são os mesmos e a filosofia de culto e de perspectiva religiosa não é a mesma.
Entenda-se que para se ser Pagão não se poderá acumular uma crença cristã.
Não quero com isto dizer que a Religião Cristã é melhor ou pior que o Paganismo, são ambas, de entre outras, formas de culto religioso válidas e dignas desde que seguidas com o coração,  sendo contudo Caminhos distintos e diferentes.
Deve-se depois entender que o Culto aos Antigos Deuses faz parte da Velha Religião na qual a Wicca   (e quando falo de Wicca refiro-me à Tradição Gardneriana  ) como Tradição mais purista, faz parte integrante. Logo a Wicca é uma Tradição especifica dentro do Paganismo.
Para aqueles que só agora tomam os primeiro contacto com a Velha Religião e com a Wicca terão de em primeiro lugar perceber se aquilo que vão lendo é o mais acertado em termos de informação válida e credível...lembro-os de que muitos livros são publicados actualmente sobre este assunto, mas nem todos de uma forma feliz e acertada ou fiel ás fontes Antigas.
Cuidado com o que se lê!!
Mas, e este é um dos passos mais importantes para quem chega aos portais da Velha Religião, é necessário que as escolhas sejam feitas e com muita calma e reflexão. Vejam na secção deste site os livros recomendados que esses, garanto-vos, foram pensados para aqueles que começam e que querem perceber como funciona o Paganismo.
A maneira mais acertada para escolher é feita com o coração...por isso advirto os recém chegados de que esse será o passo mais importante a dar.
Pensem bem naquilo que querem....escolham de consciência aberta e reflectida aquilo que procuram e só depois tomaram decisões sobre aquilo que desejam. Não é por se ler livros que se faz um Pagão. O paganismo é uma filosofia de vida , que tão pobre seria se fosse assim. Ser-se Pagão é viver o Paganismo e isso faz parte da escolha. Não será por se ler uns quantos livros sobre Wicca que se é Wiccano...o Caminho é bem mais subtil que isso...
Por isso vos advirto, pensem bem naquilo que escolhem e naquilo que querem.
                    Que os Deuses vos Iluminem o espírito e a escolha naquilo que mais desejam!

Para se informar sobre o Paganismo e suas directrizes visite o site da
Pagan Federation - Portugal

Celtic Oak 2000 ®